Muito bem vindo(a) à Unitive!
Logo Unitive
  1. VOCÊ ESTÁ EM: Como saber se minha bateria é original ou falsificada?

Como saber se minha bateria é original ou falsificada?

Infelizmente existem no mercado brasileiro diversas empresas vendendo baterias falsificadas. Não é tão simples para os consumidores que não estão muito habituados com as características técnicas das baterias identificar se aquela bateria é original ou não. Por conta disse, a UNITIVE tentará facilitar um pouco a sua vida, explicando as principais características das baterias falsificadas.


Primeiramente, o rótulo da bateria pode ter uma aparência que parece de ótima qualidade, e muitas vezes a parte extena da bateria falsificada realmente é bonita. Cada vez mais os falsificadores gastam mais para ter um produto de aparência mais bonita, o que dificulta identificar a falsificação.


Apesar de poder apresentar uma boa aparência física, na bateria falsificada, o rótulo ou etiqueta apresentará especificações de capacidade (mAh ou ah) que são falsas, ou seja, o que está escrito na parte externa da bateria não condiz com o que existe dentro da bateria. Este tipo de falsificação é muito simples de se realizar. Basta retirar a capa plástica de PVC onde estão escritas as especificações originais da bateria e colocar uma nova capa plástica com as especificações falsas. Ou o que é pior ainda, combinar com o fabricante original para que o PVC original já seja criado com as informações falsificadas.

 

Por exemplo, é muito comum encontrar no mercado baterias de lítio-íon, do tamanho 18650 com capacidade escrita no PVC (parte de fora) sendo de 9.900 mAh. Para saber a verdadeira capacidade da bateria, é necessário um teste, que irá demonstrar que esta bateria não se consegue extrair mais do que 2.000 mAh de capacidade.

 

 

Se você pesquisar na internet, baterias de lítio-íon de marcas famosas como Sanyo, Panasonic, LG e mesmo outras marcas não tão famosas, mas de empresas idôneas, irá verificar que a maior capacidade possível de uma bateria de lítio íon do tamanho 18650 girará em torno de 3.500 mAh. Ou seja, para os casos de baterias de lítio-ion com tamanho 18650, qualquer bateria descrita com capacidade superior a 3.500 mAh será falsificada.

 

Existe um limite de espaço físico dentro de uma bateria. Só cabe um determinado volume de componentes químicos que constituem a bateria possível de se colocar dentro dela. Por isso, no caso da bateria de lítio-ion de tamanho 18650, não se consegue gerar muito mais que 3.500 mAh, já que a energia gerada pela bateria depende da quantidade de elementos químicos em seu interior. 


Existe também os falsificadores que já sabendo disso, utilizam o mesmo artíficio para falsificar as baterias, porém ao invés de colocarem no PVC capacidade muito altas e irreais, eles colocam capacidades possíveis (3000mAh para o nosso mesmo exemplo), porém a bateria ao ser testada entrega muito menos que isso (por exemplo 700mAh). Esta adulteração é facilmente identificada com equipamentos de testes adequados, mas você perceberá caso tenha uma bateria original de capacidade similar. Por exemplo, digamos que você tenha uma bateria original e sabidamente verdadeira de 2700mAh de capacidade, e no aparelho eletrônico no qual você utiliza a bateria, o tempo de duração para troca/recarregamento é de aproximadamente 2 horas. Ai você compra uma nova bateria também de 2700mAh de capacidade, porém agora ela dura apenas 30 minutos no mesmo aparelho eletrônico sob as mesmas condições de uso. Ou seja, 25% do que deveria durar. Algo estranho tem ai. Pode ser um defeito na bateria, mas muito provavelmente é uma bateria falsificada. 

 

Resumidamente:

Desconfie de baterias que apresentem capacidade muito maior que as similares de marcas reconhecidas.

Desconfie de baterias com preço bem abaixo de baterias similares.

Desconfie de baterias muito mais leves que as baterias similares de mesma família e tamanho. Baterias muito leves indicam que elas tem pouca quantidade de elementos químicos em seu interior e certamente irão gerar muito menos energia do que está especificado em seu rótulo.


Além disso, é muito perigoso usar baterias falsificadas, principalmente se forem de lítio. Ao comprar uma bateria que diz em seu rótulo que possui 9.900 mAh mas na verdade só possui 2.000 mAh, o consumidor é induzido a carregar e descarregar a bateria com muito mais corrente do que ela suporta, podendo em alguns casos extremos chegar a explodir.

Além disso, muitas vezes as baterias falsificadas passam por processos de produção de baixíssima qualidade, podendo vazar e danificar os aparelhos eletrônicos em que são utilizadas.


Portanto, tome muito cuidado ao comprar baterias. Verifique a procedência da bateria e da empresa que fabricou e vende as baterias.


A UNITIVE está aqui para te ajudar neste processo, comprando somente de fornecedores renomados do mercado, com altíssima procedência. Desta forma, você pode ficar tranqulo. Comprando na UNITIVE, todas as suas pilhas e baterias serão originais!